pteridófitas
O que são
Pteridófitas são plantas vasculares, desprovidas de flor,de sementes e frutos , entre elas estão as samambaias, avencas e xaxins. Há também as menos conhecidas, como as cavalinhas, o Psilotim, os licopódios a as selaginelas, denominadas indevidamente de musgos.
Características principais
- Cormo composto por raiz, caule e folhas;
- São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. Nestes dutos também são transportados alimentos para o restante do organismo;
- Possuem folhas divididas em folíolos;
- As folhas novas surgem enroladas;
- A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento.
- O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta;
- Possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores;
- Possuem caule, chamado de rizoma, muito parecido com uma raíz.
exemplos
Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pateridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Observe como as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno.
REPRODUÇÃO DA PTERIDÓFITAS
A reprodução das pteridófitas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada.Na forma assexuada,essas plantas se reproduzem por brotamento.Você Já deve ter visto alguém pegando uma mudinha de samambaia. Geralmente, a pessoa planta uma pequena porção do caule da planta,que fica embaixo do solo. É a partir desse fragmento que uma nova planta brotará.
ALIMENTAÇÃO
Essas plantas são autotroficas ou seja produzem seu propio alimento.
Curiosidades
- As plantas pteridófitas foram as primeiras que desenvolveram um sistema destinado ao transporte de seiva.
- São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias.
- Algumas espécies de samambaias podem crescer até 15 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário